Blogger Widgets Blogger Widgets

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Entrega dos Estudos Ambientais Preliminares para Prefeitura de Prudentópolis

Secretário de Meio Ambiente Marcelo Charnei recebe estudos ambientais preliminares
Com o intuito de atender observação formulada pelo Secretário de Meio Ambiente de Prudentópolis Sr. Wilson Marcelo Charnei, formulada durante a Audiência Pública de ontem, a ENERBIOS, através de seu diretor-presidente, engenheiro eletricista Ivo Pugnaloni, formalizou hoje a entrega da versão preliminar dos volumes I , IV e V dos Estudos Ambientais das três pequenas usinas hidrelétricas do Rio dos Patos à prefeitura municipal.

Na oportunidade, a empresa esclareceu que os estudos ainda estão sendo concluídos naquilo que se refere às maiores contribuições que poderiam ser feitas pelo empreendimento à municipalidade em termos de programas especiais disponibilizados pelo Governo Federal para apoiar a construção deste tipo de empreendimentos.

“Temos possibilidade de, utilizando como justificativa da construção das usinas, conseguir o repasse de recursos para financiar cursos intensivos de formação de mão-de-obra local especializada, bem como para o abastecimento de agua potável e saneamento rural, que tanta falta fazem à cidade. Além disso, é possível conseguir financiar veículos e equipamentos para melhorar a segurança, a partir do Pronasci, que é o prograam nacioanl de segurança e cidadania, disse na ocasião Ivo Pugnaloni.

“Além do aumento da cota parte do ICMS repassada pelo estado em mais de 613 mil reais por ano, teremos o recolhimento do ISS de 5% sobre todos os serviços que forem realizados no local permitirá aos três municípios auferirem uma receita de R$ 2,25 milhões com esse tributo.

A propósito Ivo Pugnaloni sugeriu a formação de uma comissão mista, formada por representantes do executivo e do legislativo municipais, da sociedade civil e da ENERBIOS, para analisar os estudos e oferecer alternativas específicas, mais adequadas para Prudentópolis para os programas ambientais e ações mitigadoras. Sobre os impactos ambientais Pugnaloni disse que os estudos técnicos provam que balanço destes impactos será amplamente favorável: “Em volta dos reservatórios, formaremos três áreas de preservação permanente, que em convênio com os municípios proporemos transformar em Parques Ecológicos Intermuniciapis. Ao invés de local de caçadas clandestinas e caminho de invasões às propriedades, aqueles locais, serão tornados acessíveis às famílias dos três municípios, através dos novos acessos que precisam ser construídos. Serão pontos de união, de lazer, de congraçamento que serão criados com a ajuda da iniciativa privada, para aumentar a convivência e a integração entre Ivaí, Prudentópolis e Guamiranga”.

Agradecendo, o secretário municipal se comprometeu a levar a sugestão ao prefeito Gilvan Pizzano Agibert. rometeu a levar a sugestão ao prefeito Gilvan Pizzano Agibert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário