Hoje pela manhã, dia 06/02/2014, o Conselho Municipal de Assistência Social, presidido pela senhora Marisete Caveski, recebeu, em sua primeira sessão do ano de 2014, na Sala dos Conselhos, a visita do diretor da ENERBIOS, engenheiro Ivo Pugnaloni, que explicou sobre a importância da participação deste Conselho nos planos e projetos que deverão ser elaborados para mitigar os efeitos com a construção das pequenas usinas do Rio dos Patos, como o fluxo de pessoas atraídas pela obra e a pressão sobre os equipamentos públicos nas áreas de saúde, assistência social, educação, segurança, colocando a Enerbios como parceira, à disposição para um trabalho conjunto com o Conselho e com as autoridades municipais nesta área.
Inicialmente, Ivo comentou sobre a importância de prever e planejar todos os cuidados que deverão ser tomados com relação a vinda de pessoas de fora para o município, destacando que deverão ser avaliadas as necessidades de abrigos, assistência médica e psicológica, apoio na colocação no mercado de trabalho, segurança, apoio ao retorno ao local de origem caso seja da vontade do migrante, etc. Ivo chamou atenção para o fato de que não se pode proibir a vida de ninguém e que todos nós que somos descendentes de estrangeiros fomos muito bem recebidos quando chegamos nesta linda terra, lembrando o carinho e a preocupação que Jesus de Nazaré tinha com os órfãos, as viúvas e os estrangeiros e também da parábola do bom samaritano, o estrangeiro que foi único que parou para socorrer o viajante que havia sido assaltado.
Para o engenheiro, a melhor forma de evitar muitos deslocamentos de pessoas é sem dúvida a qualificação e formação de mão de obra local e que para isso é e necessário, o quanto antes, elaborar projetos e apresentá-los ao Ministério do Trabalho, pois este possui programas especiais e intensivos destinados especialmente às obras de infraestrutura, como rodovias, geração de energia, portos, aeroportos, etc.
O presidente da Enerbios também relatou a disposição da empresa em promover palestras com médicos renomados em Prudentópolis destinadas à conscientização da sociedade e dos possíveis pacientes de doenças como a diabetes, a pressão alta, problemas cardíacos e tabagismo.
Outro ponto importante foi a parceria proposta pela Enerbios para que desde já o Conselho Municipal de Assistência Social disponha dos meios de comunicação adotados pela empresa para divulgar atividades do interesse social. "Nosso site valedoriodospatos e nosso espaço radiofônico já estão à disposição para divulgar campanhas e atividades do CMAS!".
Durante a apresentação, a conselheira Madalena Lozovei solicitou ao presidente da Enerbios informações sobre o processo de licenciamento ambiental junto ao Instituto Ambiental do Paraná, que foram prestadas.
Tem que estudar bem esse assunto senão vai dar problema lá na frente.
ResponderExcluirTem razão Maria de Fátima, tem que fazer um estudo sério, visando o bem da comunidade, senão vem o pessoal do "contra", sempre os mesmos, para atrapalhar qualquer projeto que beneficie o povo.
Excluir