Blogger Widgets Blogger Widgets

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conselho Municipal de Assistência Social de Prudentópolis recebe visita da ENERBIOS

  
Hoje pela manhã, dia 06/02/2014, o Conselho Municipal de Assistência Social, presidido pela senhora Marisete Caveski, recebeu, em sua primeira sessão do ano de 2014, na Sala dos Conselhos, a visita do diretor da ENERBIOS, engenheiro Ivo Pugnaloni, que explicou sobre a importância da participação deste Conselho nos planos e projetos que deverão ser elaborados para mitigar os efeitos com a construção das pequenas usinas do Rio dos Patos, como o fluxo de pessoas atraídas pela obra e a pressão sobre os equipamentos públicos nas áreas de saúde, assistência social, educação, segurança, colocando a Enerbios como parceira, à disposição para um trabalho conjunto com o Conselho e com as autoridades municipais nesta área.


Inicialmente, Ivo comentou sobre a importância de prever e planejar todos os cuidados que deverão ser tomados com relação a vinda de pessoas de fora para o município, destacando que deverão ser avaliadas as necessidades de abrigos, assistência médica e psicológica, apoio na colocação no mercado de trabalho, segurança, apoio ao retorno ao local de origem caso seja da vontade do migrante, etc. Ivo chamou atenção para o fato de que não se pode proibir a vida de ninguém e que todos nós que somos descendentes de estrangeiros fomos muito bem recebidos quando chegamos nesta linda terra, lembrando o carinho e a preocupação que Jesus de Nazaré tinha com os órfãos, as viúvas e os estrangeiros e também da parábola do bom samaritano, o estrangeiro que foi único que parou para socorrer o viajante que havia sido assaltado. 

Para o engenheiro, a melhor forma de evitar muitos deslocamentos de pessoas é sem dúvida a qualificação e formação de mão de obra local e que para isso é e necessário, o quanto antes, elaborar projetos e apresentá-los ao Ministério do Trabalho, pois este possui programas especiais e intensivos destinados especialmente às obras de infraestrutura, como rodovias, geração de energia, portos, aeroportos, etc.

O presidente da Enerbios também relatou a disposição da empresa em promover palestras com médicos renomados em Prudentópolis destinadas à conscientização da sociedade e dos possíveis pacientes de doenças como a diabetes, a pressão alta, problemas cardíacos e tabagismo.

Outro ponto importante foi a parceria proposta pela Enerbios para que desde já o Conselho Municipal de Assistência Social disponha dos meios de comunicação adotados pela empresa para divulgar atividades do interesse social. "Nosso site valedoriodospatos e nosso espaço radiofônico já estão à disposição para divulgar campanhas e atividades do CMAS!".

Durante a apresentação, a conselheira Madalena Lozovei solicitou ao presidente da Enerbios informações sobre o processo de licenciamento ambiental junto ao Instituto Ambiental do Paraná, que foram prestadas.

2 comentários:

  1. Maria de Fátima Souza Gregorio6 de fevereiro de 2014 18:09

    Tem que estudar bem esse assunto senão vai dar problema lá na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Maria de Fátima, tem que fazer um estudo sério, visando o bem da comunidade, senão vem o pessoal do "contra", sempre os mesmos, para atrapalhar qualquer projeto que beneficie o povo.

      Excluir