Blogger Widgets Blogger Widgets

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conselho Municipal de Educação de Prudentópolis recebe visita da ENERBIOS

  

Na última sexta-feira, dia 01/02/2014, o Conselho Municipal de Educação, presidido pela senhora Adriana Woiciechowski, recebeu a visita do diretor da ENERBIOS, engenheiro Ivo Pugnaloni, que apresentou o projeto e os estudos ambientais e discutiu a importância da participação desse Conselho na estruturação dos programas ambientais, em especial nos programas de Educação Ambiental e de Qualificação Profissional. 

Durante a reunião, foram apresentados todos os detalhes do projeto e dos estudos ambientais realizados, com a participação efetiva das conselheiras que demonstraram muito interesse e fizeram diversas perguntas ao longo da apresentação. Em especial, a senhora Monica Guil, que questionou assuntos importantes que foram esclarecidos pelo empreendedor. 

Dentre os assuntos questionados, Monica perguntou qual seria o impacto ambiental para a abertura dos canais das pequenas centrais hidroelétricas, caso fossem necessárias explosões para tal. Com relação a esse assunto, Ivo destacou que, pelas características geológicas da camada geológica na qual se situa o canal e devido às modernas tecnologias de desmonte de rocha não deverá ser necessário, na maior parte do trecho, promover muitas explosões para abertura do canal. E que, nos casos em que sejam necessárias a empresa irá tomar todas as precauções previstas em leis e regulamentos para mitigação de eventuais efeitos das mesmas. 

Além do mais, estão previstos nos Programas Ambientais, contidos nos estudos, medidas para efetuar o resgate e o monitoramento na fauna e flora local, além do monitoramento das condições físicas para evitar eventos como deslizamentos de terra, erosão, etc. Ivo informou que o projeto prevê a instalação de pontes ao longo do canal pontes para a fauna, reduzindo assim o impacto nos trechos que o canal atravessa áreas com vegetação. 

Outra questão colocada foi referente ao investimento, ou seja, de onde virão os recursos à qual Ivo esclareceu que apenas um total de até 80% poderá ser obtido através de financiamento pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social, sendo a restante aportado pelos investidores. 

Por fim, foram destacados os pontos mais relevantes para o Conselho de Educação com relação à instalação das PCHs da ENERBIOS:

- Receita obtida através do repasse do ICMS pelo Estado - R$613.000,00/ano
- Receita pelo aumento do ISS gerado com os serviços necessários à construção das PCHs - 2,25 milhões de reais
- Projetos Ambientais, de Educação e de Geração de Energia
- Projetos de Formação de Mão de Obra
- Pressão no ensino - Necessidade de crescimento de equipamentos urbanos, do corpo docente, transporte, creche, etc 
- Educação: Aproveitamento dos levantamentos de dados realizado no Relatório Ambiental Simplificado -dados dos estudos para as escolas - proximidade da fauna e flora local para os estudantes 

Um comentário:

  1. A educação ambiental é muito importante. O povo de Prudentopolis tem que ter mais oportunidade mas o meio ambiente tem que ser preservado. Progresso com responsabilidade.

    ResponderExcluir