Blogger Widgets Blogger Widgets

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prefeito de Ivaí, Jorge Sloboda, assina Certidão Municipal, quanto ao uso do solo, referente à PCH Km 10





Na data de hoje, o Prefeito de Ivaí, Jorge Sloboda, assinou Certidão destinada ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP, declarando que a Pequena Central Hidrelétrica “ KM 10 “, na foz do rio Lageadão com o rio dos Patos está em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo (Lei nº 779/2006) de Ivaí, tornando possível assim que o empreendimento tenha seus estudos ambientais, elaborados pela ENERBIOS, analisados e verificados pelos técnicos do órgão estadual licenciador. 

Para o secretário de Administração de Ivaí, Osvaldo Martinhuk, o processo de licenciamento ambiental pelo IAP é fundamental para avaliar-se todos os impactos negativos e positivos do empreendimento, que pode gerar muitos empregos e desenvolvimento não só para Ivaí, como para toda a região. ”Mas apenas o IAP pode analisar tecnicamente, os estudos apresentados pelo empreendedor. Com base na análise do IAP o município terá condição de emitir ou não, o alvará de localização e de construção, mas isso mais adiante. E apenas caso o IAP forneça o licenciamento ambiental.”, completou.

“A situação atual do Brasil em termos de geração de energia pode colocar essa usina no mercado numa época bastante oportuna e crítica, aumentando a importância da contribuição de Ivaí e dos demais municípios que tiverem áreas alagadas. Isso pode facilitar muito a tramitação de projetos de interesse da população em termos de ações sociais afirmativas, como o abastecimento de água, obras de saneamento, esgoto sanitário, formação profissional, fruticultura irrigada, piscicultura e bacia leiteira. Além disso a área alagada em Ivaí é muito pequena, de apenas 0,9 hectares”, afirmou o engenheiro Ivo Pugnaloni, diretor da ENERBIOS e coordenador da equipe de projetistas da usina.

Com 4 MW de potencia instalada, a usina KM10 custará 19 milhões de reais, gerando energia suficiente para uma cidade com 8.400 habitantes. Apenas na arrecadação de ISS os municípios de Ivaí, Guamiranga e Prudentópolis estarão disputando uma receita de 540 mil reais, considerando apenas o valor da obra, sem levar em conta outros serviços gerados.

A ENERBIOS entregou uma cópia dos estudos preliminares do Relatório Ambiental Simplificado da PCH juntamente com pedido de certidão em 23 de janeiro deste ano, visita essa que publicamos aqui no site nessa mesma data.

"O prefeito, os secretários e toda administração da prefeitura de Ivaí foram muito atenciosos e nos receberam de braços abertos! Os estudos foram apresentados e muito bem aceito por todos, donde que nossa empresa deixou uma cópia para essa prefeitura analisas principalmente os Programas Ambientais propostos para mitigar os impactos negativos ou potencializar os impactos positivos", afirmou Ivo Pugnaloni, presidente da ENERBIOS.

A certidão do município é um dos documentos necessários para permitir o protocolo dos estudos ambientais das PCHs no IAP e, assim, prosseguir com o licenciamento ambiental. Ao todo, são três municípios que abrangem a área da PCH KM 10: Prudentópolis, Guamiranga e Ivaí. Esses dois primeiros são, ainda, os municípios que abrangem as PCHs KM 14 e KM 19. Em ambos já foram protocolados os pedidos de certidão que estão em trâmite em cada município.

6 comentários:

  1. Prefeito Jorge Sloboda sai na frente de novo. Ivaí vai progredir com mais empregos, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, aqui em Prudentopolis, tem ex-candidato derrotado pedindo dinheiro dizendo que é pra fazer folheto contra as usinas, querendo que o povo pague sua campanha política...o pior é que tem gente que ainda acredita nessa turma do contratudo. Deus está vendo...O povo não é bobo mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi agora no feice esse absurdo! O dinheiro é para pagar um tipo de mensalão desses politicos, tô fora. É muita cara de pau! Estão sempre contra tudo que puder trazer emprego para os prudentopolitanos. Querem que todo mundo viva pedindo emprego para poder pagar salário baixo. Parabéns prefeito de Ivaí!

      Excluir
    2. Pedir dinheiro para falar mal dos outros, porque não pedem dinheiro para ajudar uma criança com fome ou comprar uma ambulancia?

      Excluir
    3. Pedir dinheiro para falar mal dos outros, porque não pedem dinheiro para ajudar uma criança com fome ou comprar uma ambulancia?

      Excluir
  3. Eu só quero ver quem vai dar dinheiro pra essa turma fazer campanha em outubro..

    ResponderExcluir