Blogger Widgets Blogger Widgets

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Regularização de propriedades no Cadastro Ambiental Rural deve ser feito pela internet

Está em vigor desde o mês de maio o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro público nacional que está sendo instituído também pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. O prazo final para os proprietários rurais de todo o Paraná realizarem o cadastramento pela internet é o dia 6 de maio de 2015.


A regularização junto ao CAR traz como benefícios ao proprietário aspectos como o planejamento do imóvel rural; a comprovação de regularidade ambiental; a continuidade do acesso ao crédito rural; além de possibilitar certificações do ativo ambiental como o licenciamento com relação à Reserva Legal.

Visando o desenvolvimento da região de Prudentópolis, a empresa Enerbios está auxiliando os produtores que serão beneficiados pela construção das três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Vale do Rio dos Patos a realizarem esse cadastramento. Esta medida faz parte do Plano Amigo dos Proprietários, cujo objetivo principal é fornecer orientação e apoio aos proprietários cujas terras não possuem área de Reserva Legal regularizada, adequando-as junto ao IAP agora também nos termos do CAR.

Dentro do cadastro, existem duas “modalidades” de acordo com o tamanho das propriedades. O simplificado é destinado às pequenas propriedades ou posse rural familiar, em que é solicitado o croqui do imóvel. Para os imóveis maiores que quatro Módulos Fiscais – no caso de Prudentópolis, isso representa 64 hectares –, o CAR só será realizado com a apresentação da planta do imóvel.

O cadastro de imóveis e propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve ser feito online por meio do site do programa. Clique aqui e regularize sua situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário