Blogger Widgets Blogger Widgets

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Diretor da ENERBIOS palestra em sessão da Câmara de Vereadores de Prudentópolis

A convite da presidência da Camara de Vereadores de Prudentópolis, a ENERBIOS esteve presente na sessão desta segunda-feira (17) do Legislativo de Prudentópolis, na Câmara Municipal. Participaram do evento o diretor-presidente e engenheiro Ivo Pugnaloni, o engenheiro eletricista Francisco Pugnaloni e o engenheiro ambiental Victor Bernardes.

Durante a sessão, Ivo Pugnaloni palestrou sobre a instalação das três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio dos Patos, sobre as energias renováveis que se mostram abundantes na cidade e ainda sobre os riscos da utilização do método Fracking, uma forma de extração de petróleo altamente perigosa para o ambiente e para a população, nos aquíferos Guarani e Serra Geral - alvo de leilões na região Oeste do Paraná. 

O vereador Marcos Vinicius, responsável por requisitar a presença da ENERBIOS, pediu informações sobre o andamento processual dos estudos ambientais a respeito das PCHs do Rio dos Patos e também sobre os resultados obtidos pela empresa nos exames de qualidade da água realizados. Respondendo à indagação do vereador, Pugnaloni informou que, sob a ponte da BR 277, os valores encontrados para os coliformes fecais excederam 25 vezes o normal. Na foz do ribeirão Lageadão, o nível excedeu nove vezes o valor aceitável.
Ivo Pugnaloni fez apresentação sobre as PCHs e os perigos do Fracking 
Tranquilizando a população, o vereador Adriano Cardoso afirmou que a tomada de água está situada 10 km acima do local onde a ENERBIOS fez a coleta, na ponte da BR 277. Ele ainda destacou que o caso está sendo tratado pelo legislativo, que está fazendo cobranças da Sanepar. Melhorias já estariam acontecendo - apesar de moradores terem registrado esgoto sendo jogado no rio em alguns locais.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Julio Cesar Makuch, demonstrou grande interesse que a empresa siga prestando todas as informações sobre as PCHs aos prudentopolitanos, já que são de interesse geral da população. Algo reforçado pelo vereador José Amilcar Pastuch, que valorizou que todos os empreendimentos sejam benéficos ao município. É com base nisso que terão ou não apoio dos políticos.

O conteúdo da palestra apresentada foi elogiado pelo vereador Dr Darley Gonçalves da Rosa, que afirmou que os assuntos relativos à energia elétrica e às energias fósseis são pouco conhecidos e debatidos. Até por isso, fontes de baixíssimo impacto ambiental como as PCHs terminam sendo condenadas apressadamente, incentivando ainda mais o uso de termoelétricas.

Pelo pouco tempo disponível na sessão desta segunda feira, o presidente da Câmara adiantou que a ENERBIOS deverá ser convidada novamente para palestrar e levar conhecimento à população, apresentando informações sobre as PCHs que a empresa está desenvolvendo no Rio dos Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário