Blogger Widgets Blogger Widgets

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SGH publica novidades relacionadas a projetos de PCHs no Diário Oficial da União

A edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU) publicou algumas novidades relacionadas a alguns projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de acordo com o andamento junto à Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Tratam-se de aprovações de estudos de inventário hidrelétrico e também seleção de estudos para análise.

Confira a edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União na íntegra

Com relação ao inventários hidrelétricos, os despachos da SGH assinados pelo superintendente Odenir José dos Reis citam dois projetos. Primeiro, há a aprovação da revisão desses estudos relacionados ao Rio dos Bois e ao Rio Parnaíba, em Goiás, apresentados pelas empresas CPFL energias Renováveis S.A. e Brazil Hidropower Participações S.A. Há ainda a aprovação dos estudos de inventário do Rio Santana, no Paraná, apresentados pela Electra Power Geração de Energia S.A.

Em uma etapa anterior de todo o processo estão outros dois projetos de PCHs, cujos estudos de inventário hidrelétrico foram selecionados pela SGH para serem analisados e posteriormente aprovados. É o caso, por exemplo, dos estudos do Rio Apucarana, localizado no Paraná, apresentados pela Msul Energia e Participações Ltda. Também se encaixa nesta situação o projeto relativo ao Rio dos Patos, em Santa Catarina, apresentado pela RTK Engenharia Ltda.

Os despachos da SGH são passos importantes para todo o setor das PCHs, pois representa um avanço nos processos para a instalação de novos empreendimentos de geração de energia. A Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (ABRAPCH) ressalta que existem 7,2 mil megawatts (MW) divididos em 639 projetos à espera de análise na Aneel, uma energia que poderia estar à disposição do país em um momento delicado como o enfrentado atualmente pelo setor energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário