Blogger Widgets Blogger Widgets

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PCHs ganham destaque na Gazeta do Povo

Fonte: Redaçao ABRAPCH
Na última segunda-feira (20), as PCHs foram capa da edição diária da Gazeta do Povo. A matéria, realizada pelo jornalista Fernando Jasper, retratou o atual quadro das pequenas centrais hidrelétricas, o aumento de preço no leilão A-5 e as mudanças nos trâmites de projetos perante a Agência Nacional de Energia Elétrica gerou um impacto positivo no mercado de PCHs.


O presidente da Electra Power e também vice-presidente do Conselho da ABRAPCH, Valmor Alves, explicou que os leilões da Aneel não monopolizam a viabilização de uma PCH, há a possibilidade de criação de usinas para consumo próprio ou venda no mercado livre, onde a negociação é feita diretamente com o consumidor final. Entretanto, nesses casos há dificuldades de obter crédito.
Poucas PCHs foram inscritas no leilão A-5, especula-se que devido à tardia divulgação do preço do MWh. A ABRAPCH entrou com um pedido para que o governo reabra por 15 dias as
inscrições do leilão A-3, e que realize um novo leilão A-5 no segundo semestre deste ano. Segundo Ivo Pugnaloni, presidente da ABRAPCH, caso a Aneel não atenda aos pedidos, a associação está disposta a entrar na Justiça com um pedido de suspensão das licitações.
Foi divulgado também o resultado do estudo contratado pela ABRAPCH, que apontou a errônea visão que os leilões dão para a contratação de usinas térmicas fósseis. “Entre outras razões, a fórmula de cálculo considera o custo que as termelétricas teriam se gerassem energia apenas um mês por ano, o que as faz parecer mais baratas.” Portanto, o aumento da tarifa de luz está diretamente relacionado ao longo período que as térmicas estão funcionando, cerca de 30 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário