Blogger Widgets Blogger Widgets

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Renováveis já venceram os combustíveis fósseis

Fonte: Valor Econômico
A corrida pela energia renovável passou um ponto de inflexão. O mundo já está adicionando mais capacidade de geração de energia renovável por ano do que de energia via carvão, gás natural e petróleo combinados. E não há volta.
A mudança ocorreu em 2013, quando o mundo adicionou 143 gigawatts de capacidade de geração de eletricidade por fontes renováveis, acima dos 141 GW de novas usinas que queimam combustíveis fósseis, segundo análise apresentada esta semana na reunião anual Bloomberg New Energy Finance (BNEF), em Nova York.

A mudança continuará a se acelerar, e até 2030 serão adicionadas mais quatro vezes a capacidade renovável em relação à atual.
“O sistema elétrico está migrando para fontes limpas”, disse Michael Liebreich, fundador da BNEF. “Apesar da mudança nos preços do petróleo e do gás, haverá um acúmulo substancial de energia renovável, provavelmente maior que o incremento em carvão e gás.”
Os preços das energias eólica e solar continuam a cair, e agora estão em paridade ou mais baixos que a média da eletricidade em muitas regiões do mundo.
A energia solar, a mais nova entre as principais fontes de eletricidade, constitui menos de 1% do mercado de energia elétrica atualmente, mas será a maior fonte no mundo em 2050, segundo a Agência Internacional de Energia.
A questão já não é se o mundo vai fazer a transição para uma energia mais limpa, mas quanto tempo isso demorará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário